Menu

Loja Virtual Segura? Aprenda a identificar!

Confira algumas dicas da Bruc para não cair em golpes!

Hoje em dia, navegar pela internet é uma das coisas mais comuns que fazemos. Muitas vezes, acabamos nos comprometendo ao inserir dados importantes em determinadas páginas, sem ao menos ter certeza absoluta que é um site seguro. O que resulta, muitas vezes, em pessoas mal-intencionadas que se utilizam da nossa ingenuidade para usar nossos dados de forma ilegal, para diversos fins.

Confira algumas dicas da Bruc para não cair em golpes!

Verifique se o site possui criptografia. Alguns estão se perguntando, o que é criptografia, não estão? Pois bem, criptografia é um conjunto de princípios ou técnicas para cifrar sua escrita, ou seja, uma medida que faz com que os dados pessoais e bancários, necessários na hora da compra, permaneçam em sigilo entre o consumidor e a loja onde ele está comprando, de forma que se terceiros interceptarem as informações eles sejam incapazes de interpretá-las.
Como saber se o site é criptografado? Simples, a página vai ter um cadeadinho ao lado da url e o endereço será carregado com https:// no lugar do http://.

Antes de efetuar a compra ou inserir seus dados, vá em sites de avaliações como o Reclame Aqui ou algum outro, dê uma boa olhada nos comentários. Veja se o site possui boa reputação, se os pedidos são sempre entregues, se o site possui um bom histórico e como os clientes respondem.

No rodapé as lojas virtuais são obrigadas a mostrar o CNPJ, consulte no site da Receita Federal se o CNPJ é válido mesmo. http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao2.asp?cnpj=

No site do Registro.br verifique quem é o verdadeiro proprietário do domínio, domínio geralmente é o nomedaloja.com.br. https://registro.br/2/whois
Observe a data de criação do domínio, se for muito recente desconfie e procure saber mais informações sobre a loja.

Uma das últimas coisas que você deve fazer antes de inserir qualquer informação ou pensar em efetuar uma compra no site, é navegar por ele. Sim, isso mesmo, navegue pelo site, teste tudo que ele tem, se tiver chat, se tiver um fale conosco, teste. Caso perceba que está falhando demais ou se ninguém te atende no chat, se o fale conosco não retornar seus contatos, se perceber falhas na própria página, no carrinho de compras, ou em qualquer lugar do site onde não se esperaria falha alguma, você terá confirmações de que a procedência do site é duvidosa e que as chances de ser uma fraude são grandes.

Esperamos que tenha gostado da matéria e que comece a aplicar estes ensinamentos. Suas compras e acessos pela internet ficarão muito mais seguros se você tomar as devidas precauções.

Bruc, há 18 anos simplificando a internet.

Outros textos

+ posts

Mais lidos

Tags

2010AndroidBrucEntourageGolpesHTMLIOSIpadIphoneLimitesMacMail.appOSXOutlookSQL InjectionSegurançaSmartphoneThunderbirdVulnerabilidadesWindows Phoneassinaturaatrairbrucclientescriaçãocrisedesenvolvimentodesigndicase-commercee-mailecommerceemailfraudeshtmlimageminternetinvasão de sitesmarketingmicrosoftmobileoutlookoutlook2013responsivosegurançasegurança de sitessitessoluçõesspamsql injectionssltamanhotendênciasvendasvulnerabilidadeswebwebmail