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Como filtrar o recebimento de Spam em meu domínio?

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O serviço de correio eletrônico do seu domínio hospedado na Bruc Internet inclui um filtro que auxilia na identificação e tratamento de mensagens de Spam. A seguir você encontra uma explicação detalhada do Sistema Antispam.

  • O que é Spam?

No ambiente da Internet, fazer Spam significa enviar uma mensagem qualquer para qualquer quantidade de usuários, sem primeiro obter a expressa e explícita autorização daqueles destinatários. Este procedimento visa, normalmente, a distribuição de propaganda, correntes e esquemas do tipo "ganhe dinheiro fácil". Sua utilização é motivada pelo baixo custo para envio das mensagens eletrônicas.

  • Como habilitar o Sistema Antispam?

Para habilitar a detecção de Spam nas caixas postais do seu domínio, selecione o link "Administração de E-mail" existente em seu Painel de Controle. Em seguida selecione o link "Contas de correio" e clique no ícone "Editar" correspondente à conta desejada. Na tela de parâmetros da conta, marque a opção "Detecção de SPAM" e clique em "Salvar". Para voltar a visualizar a lista de caixas postais, selecione o link "Contas de correio" existente no final da página.

Repita este procedimento para todas as caixas postais em que quiser ativar o Sistema Antispam.

  • Como funciona o Sistema Antispam?

O sistema faz uso de um extenso conjunto de testes e regras de inteligência artificial para decidir se o conteúdo de um e-mail deve ou não ser classificado como Spam. Como resultado, três ações podem ocorrer com as mensagens recebidas em uma caixa postal que faz uso da detecção de Spam:

Caso a mensagem não seja classificada como Spam, ela é entregue normalmente na conta

Caso seja classificada como Spam e exista uma pasta "Spam" criada no webmail desta conta, a mensagem é movida para esta pasta com o assunto marcado como [SPAM DETECTADO]

Caso seja classificada como Spam e não exista uma pasta "Spam" criada no webmail da conta, a mensagem é entregue na conta com o assunto marcado como [SPAM DETECTADO]

  • Como adicionar remetentes na "Lista Negra" ou em uma "Lista Branca" do Sistema Antispam?

Devido ao grande volume de mensagens processadas, o Sistema Antispam pode interpretar erradamente uma mensagem entregue na caixa postal, deixando de classificá-la como Spam ou classificando-a erroneamente como tal. Para corrigir este comportamento, os usuários podem incluir endereços de remetentes em uma lista branca ou em uma lista negra pessoal.


Para cadastrar remetentes na lista pessoal, siga um dos procedimentos abaixo:

  • Opção 1: Acesse seu webmail e selecione a mensagem e clique no botão do menu acima "Marcar como Spam" para incluir o remetente na lista negra. Para incluir na lista branca, acesse a pasta "Spam", selecione a mensagem em que deseja que o remetente não seja mais considerado como Spam e clique no botão do menu acima "Esta mensagem não é Spam".
  • Opção 2: Acesse a "Administração de E-mail" pelo Painel de Controle, edite a conta desejada e clique nos links correspondentes às listas Negra e Branca para ter acesso aos destinatários cadastrados. Neste caso, é possível incluir o endereço específico do remetente (ex: nome@domínio.com.br) ou todos os remetentes de um domínio (ex: *@domínio.com.br).

NOTA: O acesso às configurações individuais da conta de correio também pode ser feito diretamente pelo endereço: http://mailadmin.seudomínio.


Para cadastrar um remetente na lista negra ou branca de todas as contas do domínio, siga os passos abaixo:

Acesse a "Administração de E-mail" pelo Painel de Controle, entre na opção "Sistema Antispam" e clique nos links correspondentes às listas Negra e Branca para ter acesso aos destinatários cadastrados. Neste caso, é possível incluir o endereço específico do remetente (ex: nome@domínio.com.br) ou todos os remetentes de um domínio (ex: *@domínio.com.br).

NOTA: As listas individuais e do domínio atuam em conjunto, sendo que opção individual sempre tem prioridade.


Após a inclusão na lista negra, as mensagens provenientes do remetente serão recebidas com o assunto [SPAM DETECTADO] e salva na pasta "Spam" do webmail. Por outro lado, após inclusão na lista branca, as mensagens do remetente não serão mais recebidas classificadas com o assunto [SPAM DETECTADO].

  • Qual a opção recomendada: criar a pasta "Spam" no webmail ou baixar os Spams do servidor?

A princípio, a criação da pasta "Spam" é a melhor opção por evitar o download desnecessário das mensagens de Spam. Caso esta opção não seja adequada, pode-se optar por baixar estas mensagens do servidor.

Alguns programas de correio eletrônico permitem a criação de regras para direcionamento de mensagens para uma determinada pasta local. Isto pode ser útil para os usuários que estejam baixando as mensagens de Spam do servidor. Para usar este recurso no Outlook Express da Microsoft, siga os seguintes passos:

  1. Crie uma pasta local do Outlook Express chamada "Spam"
  2. Selecione os menus "Ferramentas" > "Regras para mensagens" > "E-mail..."
  3. Na tela de "Regras para Mensagens", selecione a aba "Regra de Correio" e clique em "Nova..."
  4. No título "1. Selecione as condições para a regra", clique em: [x] Quando a linha Assunto contiver palavras específicas
  5. No título "2. Selecione as ações para a regra", clique em: [x] Movê-la para a pasta especificada
  6. No título "3. Descrição da Regra", clique no link: "contém palavras específicas", adicione [SPAM DETECTADO] e clique "OK"
  7. No título "3. Descrição da Regra", clique no link: "pasta específica", "Spam" e clique "OK"
  8. Clique "OK" > "OK" para fechar as telas de configuração restantes.

A partir deste momento, todas as mensagens recebidas pelo Outlook Express que contenham [SPAM DETECTADO] no título serão movidas para a pasta local "Spam".

  • As mensagens de Spam são removidas antes de eu recebê-las?

Não. O Sistema Antispam não irá excluir mensagens destinadas às caixas postais do seu domínio antes de você recebê-las. As mensagens serão classificadas ou não como Spam e movidas para a pasta "Spam" do webmail, caso exista.

  • Por quanto tempo as mensagens de Spam permanecem arquivadas na pasta "Spam" do webmail?

As mensagens de Spam permanecem arquivadas na pasta "Spam" do webmail por 07 dias.

  • As mensagens existentes em minha caixa postal antes de habilitar a detecção de Spam serão tratadas?

Não. O Sistema Antispam passa a atuar nas mensagens destinadas à caixa postal somente após a opção "Detecção de SPAM" ter sido ativada.

  • Qual a precisão do sistema?

Nossos testes demonstraram uma precisão de 95% para identificação de Spam.

  • Como saber se o sistema não classificará mensagens importantes como Spam?

Isto pode realmente ocorrer, contudo nossos testes mostraram que a incidência de falso-positivos corresponde a menos de 1% dos casos.

  • Como tratar as mensagens classificadas incorretamente?

Siga o procedimento acima, usando o webmail ou o Painel de Controle para incluir o remetente da mensagem em questão na sua lista negra ou lista branca pessoal.

  • O sistema também faz a detecção de Spam em mensagens enviadas a partir do meu domínio para destinatários externos?

Não, somente as mensagens recebidas nas caixas postais são classificadas. De qualquer forma, lembramos que prática de Spam a partir da nossa rede, ou fazendo referência a nomes de domínios ou empresas aqui hospedados, é proibida por nossa Política de Uso.

  • O Sistema Antispam fornece proteção contra vírus e cavalos-de-troia?

Não. Apesar de muitos vírus e códigos maliciosos serem transmitidos por e-mail como o Spam, o mecanismo de defesa contra estes ataques é diferenciado. A instalação de um programa antivírus e o uso de firewall de rede ou pessoal continua sendo a melhor forma de se proteger nestes casos.

  • Como descobrir que fatores levaram uma mensagem a ser classificada como Spam?

O sistema insere um relatório abreviado no cabeçalho das mensagens classificadas como Spam. Para visualizar o relatório, você deve configurar seu programa de correio eletrônico para mostrar os cabeçalhos completos (full headers) da mensagem em questão.

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