Por mais que a maioria das vendas dos E-commerces ainda aconteçam na sua maioria pelo desktop, o mercado de consumidores mobile está crescendo cada vez mais: Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), 31% das vendas online já são realizadas por um aparelho mobile. Além disso, esse tipo de dispositivo também responde por quase toda a influência que o mundo online exerce sobre as compras offline. Ainda segundo a Associação, 26% das vendas do varejo físico se devem à divulgação no meio digital.
A tendência de crescimento do m-commerce, no entanto, não é motivo para acomodação dos lojistas. Pelo contrário, nesse novo ambiente de disputa, vale a mesma regra que vigora para o varejo físico e as lojas virtuais tradicionais: vende mais quem oferece a melhor experiência de compra. Se com o fenômeno da transformação digital as lojas trabalharam para migrar suas operações para o e-commerce, o desafio agora é adaptar as vitrines à telinha do mobile.
Daí a preocupação com a conveniência do formato. Ele exige um layout amigável e uma navegabilidade que permita visualizar todas opções de compra sem maiores distrações. A ideia é trazer comandos fáceis e ágeis para que o usuário realize a compra em poucos toques. Afinal, esse público não dispõe da mesma paciência do grupo que comanda os movimentos com a agilidade e a precisão do cursor de um mouse. Deslizar os dedos pela tela para ampliar a imagem e a descrição de produtos não é tarefa das mais gratas.
Esta mudança no hábito de compra dos consumidores exige também atenção das marcas. É preciso entender este novo comportamento dos usuários e levá-lo em conta na execução de uma estratégia de comunicação inteligente e que seja relevante durante a jornada de compra dos clientes. Apesar de esta transformação ser desafiadora, existem oportunidades e benefícios por meio da publicidade em dispositivos móveis.
Para as marcas, uma das principais vantagens é a possibilidade de diversas segmentações para que o anúncio seja mais assertivo. Além disso, o uso adequado dos dados permite mapear o histórico de lojas visitadas pelo usuário em determinado período, gerando valiosos insights para que os anunciantes se relacionem de maneira mais eficiente com clientes e potenciais compradores. O recurso de geolocalização também contribui para que a comunicação ocorra no contexto adequado. O meio digital oferece ainda soluções para medir o sucesso das campanhas, com métricas para análises efetivas dos resultados.
Outra etapa do processo de compra a ser facilitada – e que requer atenção especial do lojista para evitar os transtornos com os “carrinhos abandonados” – é o checkout. Isto é, o fechamento efetivo da compra. Na hora de fazer o pagamento, o usuário só precisa de um processo intuitivo e sem muitas complicações, quanto menor o número de informações que o usuário precise preencher no checkout, maiores as chances de ele concluir a compra.
Os dispositivos móveis revolucionaram o comportamento das pessoas e a consolidação do Mobile Commerce já é uma realidade no País. Com esta tendência surge uma oportunidade de ouro para os anunciantes se relacionarem com os consumidores em um momento chave da jornada de compra por meio da publicidade mobile. Sua marca já comprou essa ideia?
Fontes:
https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/crescimento-do-m-commerce-e-preciso-criar-estrategias-pa/
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