Com o grande crescimento no número de E-Commerces, o aumento das compras online e da influência das lojas virtuais no processo de compra, mesmo que offline, aumentam também as dificuldades em conquistar e fidelizar clientes devido ao grande número concorrentes e informação disponível. Em quase todos os segmentos do mercado existem diversas lojas virtuais e marketplaces, com diversas ofertas, preços diferentes, e o mais desafiador ainda é a possibilidade que existe de compras internacionais, principalmente em lojas chinesas, que oferecem produtos muito similares, a preços muito mais baixos.
Sabemos que o grande desafio de todo E-commerce, vai além de conseguir um grande volume de visitantes em suas lojas, mas sim, fazer com que estes visitantes se transformem em clientes fiéis. Por isso reunimos 5 dicas para que você possa aumentar a sua taxa de conversão com algumas práticas simples na sua loja virtual.
Mas sem enrolação. Aqui vai a primeira dica:
1 - Página de Produto Otimizada
A página de produto, além de ser uma das portas de entrada para o cliente em sua loja virtual, é também um dos fatores decisivos para que o cliente escolha por comprar em sua loja ao invés de comprar na do concorrente.
Para aumentar as chances de que o cliente decida fazer a compra na sua loja, é importante que as páginas de produtos possuam no mínimo de 2 fotos, uma delas com fundo infinito, outra com o produto ambientalizado ou com o detalhe que o torna especial. Preço do produto na parcela em x vezes e condição de preço à vista. Lembrando que estamos falando de um comércio e precisamos ser um ambiente de ofertas competitivas. Descrição vasta, com palavras-chave definidas, informações e dicas para uso do produto que só você sabe, mostre para o seu cliente que você é um especialista no produto.
Imagem é tudo! Portanto, não use somente a foto do seu fornecedor: procure por vídeos no YouTube sobre como tirar fotos. Isso significa que você vai precisar fazer um estúdio profissional? Não. Mas precisa ser tão exigente com suas fotos como você é para com as suas vendas!
Vídeos são muito úteis. Faça vídeos sobre seus produtos, crie um canal no YouTube. Faça testes nos produtos. Ensine o seu cliente a como utilizá-los, dicas de como fazer melhor, como lavar a roupa que você está vendendo, como limpar a lente dos óculos sem arranhar, como esquentar o alimento congelado e deixar ele ainda mais gostoso, como deixar o seu ambiente climatizado e não gastar tanta energia com o ar-condicionado… Enfim, existem milhares de vivências e oportunidades para você apresentar e se aproximar das pessoas que quer se relacionar. Busque ir além de ser apenas um vendedor ou fornecedor, seja uma referência para o seu cliente.
2 - Hero Images - Potencializando a sua taxa de conversão.
Um dos fatores que ainda pode fazer com que o seu cliente prefira comprar em uma loja física é a dificuldade de entender o tamanho e as dimensões dos produtos por não existir um contato físico. Neste contexto, a imagem do produto é, por muitas vezes, a única chance de comunicar todo seu valor ao consumidor.
Segundo estudos da University of Cambridge, apenas 40% dos consumidores conseguem compreender a gramatura (volume ou peso) e o tamanho de um produto ao visualizar sua foto em uma tela de smartphone. Mas há uma maneira de melhorar esse índice: utilizando imagens Hero.
O conceito por trás das Hero Images é simples: utilize imagens com zoom adequado no produto (talvez em seu rótulo) e destaque as suas características principais utilizando banners ao lado da imagem.
Há exemplos sofisticados dessa implementação, mas há também alguns simples e criativos, que você pode criar até mesmo em seu celular. Veja alguns a seguir:
Repare como é fácil saber o volume da lata e a indicação da idade apropriada para o consumo do produto no exemplo acima! “Mas, não basta colocar essas informações no nome do produto?” NÃO!
Pesquisas mostram que, em uma vitrine digital, o foco da visão do consumidor está, na maior parte do tempo, nas imagens dos produtos. Sabendo disso, é perigoso confiar ao título a função de transmitir todos os detalhes de produtos.
É perigoso apostar apenas no título para transmitir todas as informações dos produtos.
Agora veja a mesma foto do produto acima:
A primeira imagem de um produto é a sua melhor chance de transmitir as informações do mesmo. Utilize fotografias com banners (Hero) para otimizar suas vendas.
3- Aumente a sua base de e-mails, e também o seu número de clientes.
Capte o máximo de e-mails que conseguir para impactar os seus clientes com promoções. Com uma boa base de e-mails você pode fazer campanhas de remarketing, recuperar clientes que abandonaram carrinhos, enviar ofertas exclusivas e irresistíveis, etc.
Vai um desconto aí?
Muitos clientes em troca de um desconto de 5% ou 10% para usar em sua loja não pensam duas vezes na hora de preencher o e-mail. Para captar mais e-mails você precisa criar iscas em sua loja. Os melhores locais são aqueles onde o cliente mais para com a rolagem do mouse. Ou seja, na parte superior perto do banner promocional, parte inferior perto dos selos e informações da sua empresa e quando abre a loja. Use um lightbox (uma espécie de pop-up) solicitando o e-mail de quem está entrando em sua loja. Você não gosta de saber quem entra na sua casa? Então, é a mesma coisa. Essa é uma forma de conseguir e-mails de visitantes que ainda não fizeram cadastro em sua loja.
Para que o visitante fique mais tentado a preencher o e-mail, procure oferecer um cupom de desconto, ou alguma vantagem exclusiva que ele receberá por e-mail, desta forma será muito difícil que ele não preencha. Com isso, você conseguirá ter uma lista inteira de possíveis novos clientes, que, se você conquistá-los poderão virar clientes frequentes em seu e-commerce. Para isso dar certo, você precisa tentar segmentar este cliente de alguma maneira, seja com apelo promocional, conteúdo ou categorização de sua loja.
Mas como eu faço esta segmentação?
Ao criar a arte do seu lightbox, você pode colocar um detalhe a mais que fará toda a diferença:
– Promocional: “Cadastre o seu e-mail aqui e ganhe um desconto especial para a primeira compra em nossa nova loja!”
– Categorização: “Qual categoria você tem interesse em receber as nossas ofertas? Cadastre o seu e-mail e receba as nossas superpromoções semanais!”
– Conteúdo: “Liste quais categorias você tem interesse de receber nossas dicas da semana e cadastre o seu e-mail. Toda a semana uma nova dica sobre o que você mais gosta”
Desta forma, além de você captar novos e-mails, você consegue ainda segmentá-los para enviar ofertas que atendam ao perfil correto de cada cliente, maximizando as chances de que ele efetue uma compra em seu site.
4- Mais simplicidade = Mais eficiência. A Página de Checkout ideal:
Já chegamos até aqui, não vá embora não! Precisamos que você não ache que o jogo está ganho e o pedido já vai cair. Aqui é o momento crucial! Muitos erros ocorrem nesta etapa! Diminua as zonas de escape! Agora o relacionamento entra na fase da concordância! O cliente já sabe que vai comprar, ele só precisa ser bem atendido e que tudo dê certo. Sem surpresas! Para quem já é cadastrado, login e senha, e para quem não é, POR FAVOR: não encha o cliente de perguntas neste cadastro, somente nome e e-mail, pois o restante ele bota ao finalizar a compra. Caso você o lote de perguntas aqui, passe todas as respostas para a finalização para ele não precisar preencher novamente.
Finalização!!! Atenção: agora é hora de pedir em casamento!
Está tudo pronto. Aliança comprada, vestido de noiva e terno no cabide, o som dos violinos começaram a tocar… Então, por favor, não me decepcione. Ofereça uma experiência com check-out transparente, não faça o cliente sair da sua loja e se cadastrar em um meio de pagamento que ele nem sabe o que é, não quer e acha que vai ser hackeado! Para quem está começando existem diversos meios de pagamento com esta opção. Fale com a sua plataforma e veja as possibilidades.
Pois bem, estamos com todas as informações de endereço, CEP, nome do cliente, meio de pagamento, frete escolhido, e o botão finalizar compra é de que cor? A mais chamativa possível! O verde é o mais indicado por ter forte correspondência emocional com segurança, mas se preferir pode utilizar outras cores, desde que se destaque bastante do resto do site. Precisa ser um botão que atraia a atenção do cliente e desperte nele uma vontade inconsciente de clicar no botão (essa dica vale também para o botão de compra na página do produto).
Pronto, o cliente efetuou a compra. Acabou? Não… ainda temos outras que podem te auxiliar no pós-venda, que com certeza ajudarão a fidelizar este cliente. Então, fica ligado nos próximos e-mails!
5- Venda efetuada! Mas ainda não acabou...
Tenho uma notícia boa e uma ruim. Lembra dos clientes que compraram? Pois bem, existe a possibilidade de não ser uma compra aprovada ou efetivamente uma compra que gere um faturamento. Então, se liga quando cair o pedido em sua loja, monitore se o cartão passou ou não. Caso não tenha passado, ligue para o cliente e fale com ele, veja se está tudo certo, se possui uma nova forma de pagamento, se ele quer dar uma entrada no boleto a vista e parcelar o restante. Se o boleto não for pago, converse com o cliente, diga para ele que a oferta é especial e que ele não pode deixar aquela oportunidade passar. Veja por que ele não pagou e saiba o que você pode melhorar para uma próxima oportunidade.
Lua de mel, cliente comprou, recebeu o e-mail e agora você precisa mostrar para ele que toda a confiança depositada em sua loja foi de verdade! Você hoje tem uma responsabilidade: entregar o produto em perfeito estado e fazer mais. Encante-o, mande uma carta especial, acondicione bem a embalagem, coloque um perfume especial na embalagem com o cheirinho característico da sua marca, um folder com um passo-a-passo caso ele tenha se enganado com o produto e queira trocar e, lógico, um meio para ele avaliar o quanto você foi importante para ele. Faça ele se sentir especial!
Agora me diga: você cadastrou aquele e-mail bonito, com as informações do pedido para enviar ao cliente tudo o que vai acontecer a partir daqui? Existe o padrão da plataforma, mas este é o momento de você ser único, mostrar carinho, amor e atenção. É muito comum que os e-mails informando o cliente das etapas realizadas no processo de compra sejam e-mails padrões da plataforma, mas que tal criar um texto diferente, mais humano, que faça o cliente sentir-se convidado a retornar à loja sempre que precisar. Não é porque a compra é online que a comunicação precisa ser automatizada, humanize, trate o cliente como um amigo que você quer ver de volta em breve.
Se você já tem o seu e-commerce, e está com dificuldades para converter os seus visitantes, entre em contato conosco. A Bruc tem soluções completas para melhorar o desempenho da sua loja virtual.
Fonte: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/e-commerce-para-quem-esta-comecando/
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