O Conteúdo é, atualmente, uma das mais poderosas ferramentas para atrair e fidelizar clientes no meio digital. Uma das principais formas de consumo de conteúdo, é através dos blogs. Por conta do formato prático e da possibilidade de integrar textos, vídeos, imagens, gráficos e links em um só lugar, o blog é um canal de relacionamento entre a empresa e o cliente.
Por conta da popularidade e da grande busca do público por conteúdo, é fundamental que os posts estejam bem posicionados no Google, tanto quanto as demais páginas do site.
Para isso preparamos 12 dicas que vão ajudar os seus posts a chegar à primeira posição no Google, confira:
1- Crie conteúdo de alta qualidade.
Pode parecer meio óbvio, quanto maior a qualidade do seu conteúdo, mais chances de que o seu visitante interaja com a sua marca, e, posteriormente, efetue uma compra ou contrate um serviço. Mas você já parou para se perguntar o que é um conteúdo de alta qualidade para o seu público? E para o Google?
Na sua época de escola ou faculdade, quando precisava fazer um trabalho era necessário fazer pesquisas em livros, sites especializados no assunto, artigos, enfim, buscar o maior número de informação especializada e confiável sobre o assunto, certo? Com os posts do seu blog é a mesma coisa, é necessário muita pesquisa para que o seu conteúdo seja confiável, relevante, e tenha credibilidade.
Por mais que o Google dite as regras e fatores de ranqueamento, procure escrever para pessoas, escreva para o seu público. Se o conteúdo for relevante para o seu público, será relevante para o Google.
De acordo com Andrey Lipattsev, Estrategista Sênior de Qualidade de Pesquisa do Google, a qualidade do conteúdo é um dos principais fatores de ranqueamento para blog posts. E a alta qualidade do conteúdo não quer dizer, necessariamente, que o seu post precise ser extremamente longo (apesar da média dos posts posicionados na primeira página das pesquisas ser aproximadamente de 1890 palavras). O Google simplesmente quer ter certeza que os seus visitantes não entrem no blog e saiam rapidamente, isso indica que o conteúdo não interessou ou não era o que o visitante estava procurando.
2-Inclua conteúdo visual (vídeos, imagens, infográficos) para manter os seus visitantes por mais tempo na página, e otimize esse conteúdo visual para SEO.
A atenção do consumidor está cada vez menor. Hoje em dia, com tanta informação nos cercando, estamos ficando cada vez mais distraídos.
Portanto, uma coisa que você pode fazer para manter a atenção do seu visitante no seu post por mais tempo é incluir conteúdo visual. Está comprovado que as imagens são mais atraentes do que textos e, quando você adiciona isso ao fato de que as pessoas lembram-se do que vêem e não do que lêem, você tem um motivo importante para adicionar imagens às suas postagens.
Não pare apenas em imagens estáticas. Preencha suas postagens com vídeos, gráficos e infográficos relevantes para aumentar consideravelmente o tempo que as pessoas passam na página. Mas lembre-se de que, se quiser evitar situações complicadas com direitos autorais, inclua sempre a fonte da imagem.
Contudo, apenas acrescentar imagens no seu post não farão com que o seu SEO melhore. Da mesma forma que o seu texto, o Google quer saber do que se tratam as suas imagens, para que elas possam aparecer não só na pesquisa normal, mas também na pesquisa de imagens. E para isso, é fundamental otimizar as suas imagens:
-Incluindo palavras-chave no texto alternativo e no título das imagens.
-Cuidando para que a imagem não seja muito pesada a ponto de atrapalhar no carregamento da página.
3-Utilize um título atraente.
Não adianta ter um conteúdo de qualidade, boas imagens e vídeos, mas sem visitas, certo? Um título que se destaque na busca e atraia cliques é fundamental para a sua estratégia.
Para isso é muito importante pensar em quais palavras você vai utilizar e em qual ordem. De acordo com uma pesquisa do BuzzSumo, frases com trechos como “dicas que vão fazer você…” “o que aconteceu após…” “...vão te deixar chocado!” “este é o motivo…”, por ter um grande apelo emocional e despertar curiosidade, tem um grande engajamento e altas taxas de cliques.
Por exemplo, "vai fazer você" foi de longe a frase mais envolvente nos títulos analisados ("Este truque vai fazer você posicionar melhor no Google").
E, enquanto você pode pular para a conclusão de que os títulos mais curtos trazem um impacto maior, é melhor pensar novamente. Inclusive, o estudo revelou que os títulos com cerca de 15 palavras foram os mais bem-sucedidos.
Portanto, se você quiser ter um bom posicionamento no Google, é melhor começar a pensar em títulos atraentes, com apelo emocional.
4-Pesquisa de palavras-chave.
Primeiramente, o Google precisa saber sobre o que se trata o seu blog post. Para isso, ele busca ao longo do texto do post, algumas palavras que o ajudam a ter uma ideia de qual o conteúdo abordado.
É aí que as palavras-chave entram. Essas palavras funcionam como gatilhos para o Google que basicamente dizem: “é sobre isso que este post se trata”.
A pesquisa por palavra-chave é o primeiro passo para a otimização da sua página, e serve de combustível para todos os outros pontos que iremos tratar nesse post. Porém, pode ser um pouco confuso se você nunca fez isso antes.
É muito provável que você já utilize naturalmente algumas palavras-chave no seu texto simplesmente escrevendo sobre um determinado tópico (Ex. se você está escrevendo um post sobre receitas de cupcakes, é natural que você utilize as palavras “receita de cupcakes” ao longo do seu texto).
Mas, se você quer descobrir quais as palavras relacionadas ao tema do seu post que tem mais buscas mensais na pesquisa do Google, ou as que tem a maior competição (que possuem várias empresas tentando posicionar os seus sites para estas palavras), você deverá utilizar uma ferramenta de análise de palavras-chave. Como o Planejador de Palavras-Chave do Google Ads. Isso vai mostrar quais são as palavras que as pessoas mais utilizam na busca do Google para encontrar conteúdos no tema em que você está utilizando.
5-Espalhe palavras-chave relevantes pelo seu Blog Post.
Agora que você já descobriu quais palavras-chave:
-São mais relevantes para o tema que você está escrevendo.
-São mais buscadas pelas pessoas que você quer atingir.
-Não estão sendo utilizadas por muitas outras empresas.
Depois, você deve espalhar as suas palavras escolhidas pelo seu blog post nos locais onde podem causar mais impacto, tanto para o seu público quanto para os mecanismos de busca do Google.
Mas não se assuste, é mais simples do que parece:
Basicamente, você precisa incluir as palavras-chave escolhidas nos seguintes locais:
1.No título do seu blog post.
2.Nos cabeçalhos H1, H2, H3, etc. (Falaremos mais disso adiante)
3.No primeiro parágrafo do seu blog post.
4.No último parágrafo do seu blog post.
5.No title e na meta-description do seu blog post.
6.Nas descrições das imagens e conteúdos visuais do seu blog post.
Um conselho: não exagere no uso de palavras-chave. Essa prática já foi comum por um tempo para melhorar o posicionamento dos seus posts, porém, isso pode atrapalhar muito a legibilidade do seu conteúdo e o Google pode penalizar o seu domínio. Lembre-se, você deve escrever pensando principalmente nas pessoas que vão ler o seu conteúdo.
6-Utilize palavras-chave de cauda longa.
Você sabia que 50% das buscas do Google tem mais de quatro palavras. Essas frases maiores na busca do Google são conhecidas com palavras-chave de cauda longa e elas indicam ao Google do que se trata o seu blog post de uma forma mais aprofundada.
Você já percebeu que:
Quando você pesquisa no Google, é mais provável que você pesquise "dicas de SEO para pequenas empresas" do que "dicas de SEO"? Os consumidores geralmente restringem suas buscas, e as palavras-chave de cauda longa permitem que você entre nesse mercado de pessoas mais focadas e, portanto, mais propensas a se tornarem seus clientes.
Novamente, você pode usar uma ferramenta de palavras-chave para analisar quais frases de cauda longa têm o melhor potencial de classificação para o seu post no blog. Então, você pode espalhar algumas dessas palavras no seu conteúdo também.
7-Utilize frases que chamem atenção para o que será dito a seguir.
O negócio é o seguinte:
Quando os seus leitores passam mais tempo na página do seu post, o Google entende que essa página tem um conteúdo de valor, portanto, merece um bom posicionamento.
Então, um conteúdo que crie um bom engajamento é a chave para um bom ranqueamento, certo? Mas como criar esse conteúdo?
Utilizar frases curtas que chamem atenção para o que vem a seguir, que terminem com dois pontos ou com uma interrogação. Estas frases funcionam muito bem na introdução para atrair imediatamente a atenção do leitor e, depois, na metade do caminho, quando o leitor pode estar ficando nervoso e querendo clicar fora.
8-Use Headings(Cabeçalhos/Títulos).
Os cabeçalhos são a espinha dorsal da postagem do seu blog.
Eles indicam ao leitor o conteúdo da próxima seção, e fazem do seu post mais “escaneável” (lembre-se que a atenção do seu leitor costuma se perder facilmente).
Mas, mais do que isso, os headings são importantes para o SEO porque ajudam o Google a entender os principais conteúdos que você está trazendo em sua postagem.
Ao invés de se deparar com uma parede de textos excessivamente longos, que fazem com que os leitores desistam de primeira do seu post, os títulos e sub-títulos fazem com que o leitor tenha a chance de ir diretamente para os pontos do post que mais lhe interessam.
E se você quiser tornar os seus títulos ainda mais atraentes (tanto para os leitores quanto para o Google) utilize palavras-chave. Com isso você fortalecerá ainda mais a sua estratégia de SEO.
9-Crie links para outros sites e mencione influenciadores relevantes e líderes do seu segmento.
O seu site não é uma ilha, e nem o seu post.
Não tente lidar com um tema inteiro sozinho. Em vez disso, crie links para recursos úteis, influenciadores em seu setor e outros sites relevantes para aumentar suas chances de obter um banco de links (lembre-se de quando disse isso conteúdo de alta qualidade foi um dos dois maiores fatores no ranking do Google? Bem, o outro fator maior é links de entrada).
Quando você cria links para sites de alta relevância com conteúdo de qualidade, o Google percebe que você está tentando gerar conteúdo de valor para os seus leitores.
Você também pode alavancar esses links para encorajar os influenciadores renomados a retribuir o favor. Por exemplo, se você incluiu uma lista de especialistas em sua postagem, poderá enviá-la por e-mail e quaisquer publicações mencionadas para que eles compartilhem a postagem com o público.
Isso não só cria grandes oportunidades para fazer link building, mas também pode gerar diversos relacionamentos e oportunidades de parcerias futuras para geração de conteúdo.
10-Cheque a estrutura de links internos do seu site.
Além de criar links para fora do seu site, também é importante criar links internos, para outros blog posts, produtos, serviços, páginas do seu site relevantes para o tema do post.
Se você já escreveu sobre um determinado conteúdo mais de uma vez, crie links entre esses posts. Desta forma você fortalecerá os seus posts, além de mostrar que você já escreveu outras vezes sobre um determinado tema e é uma autoridade no assunto.
Por exemplo, você pode criar uma lista de posts recomendados e colocar sempre ao final de cada blog post com links para posts que tenham assuntos relacionados. Isso também ajuda o Google a entender qual o conteúdo do seu blog.
11-Faça com que o seu post seja fácil de compartilhar.
Lembrando do que já falamos em outros tópicos, o Google leva em consideração a quantidade de acessos ao seu post, e também, a quantidade de links para o post. Portanto, fazer com que os seus leitores compartilhem o seu post é uma excelente forma de melhorar o posicionamento do seu conteúdo.
Para facilitar o trabalho dos seus leitores na hora de compartilhar o seu conteúdo você pode incluir botões de compartilhamento nas redes sociais nos seus posts. Desta forma, fica muito mais prático para o seu leitor compartilhar o seu conteúdo nas mais diversas redes sociais, e assim, gerar mais backlinks e acessos para os seus posts.
12-Otimize o tempo de carregamento do seu site.
Não é frustrante quando uma página demora uma eternidade para carregar?
Imagine que o seu cliente está buscando algum conteúdo em seu site, mas ele simplesmente não carrega, ou demora muito para carregar. Com certeza levará poucos segundos para que este cliente decida por buscar o conteúdo em outra página.
Por ser um fator que interfere diretamente na experiência do usuário, o Google entende que esse é um fator importante na hora de posicionar o seu site, afinal, na era da informação praticamente instantânea, ninguém vai esperar minutos para ler um post de um blog. Por isso, essa é uma parte vital para a sua estratégia de SEO, mas muitos esquecem disso.
Esse fator é tão importante, que a Amazon relatou um aumento na receita de 1% para cada 100 milissegundos de tempo de carregamento aprimorado.
Confira o Google PageSpeed para ajudar você a reduzir seu tempo de carregamento e, se ainda precisar otimizar, há muitos plug-ins que ajudam a otimizar a velocidade de carregamento.
Excelente conteúdo com ótimas dicas! Parabéns!