
O universo do marketing digital é repleto de termos e siglas que muitas vezes não fazem sentido. As coisas ficam ainda mais complexas quando precisamos interpretar essas informações ao analisar um relatório ou ao planejar uma campanha. Mas como sempre dizemos, a essência da Bruc é simplificar a internet e nesse texto iremos esclarecer algumas siglas e termos que você provavelmente já deve ter ouvido.
Se você é da área de estratégia digital ou afins, é bem provável que tenha se deparado com siglas como CPC, CPM, CPV, ROI, entre outras, mas você sabe o que elas são e o que querem dizer?
As siglas mencionadas acima se tratam de indicadores de desempenho (KPI), e são muito importantes no marketing digital, por esse motivo iremos esclarecê-las abaixo.
· CPM – Custo por Mil
No marketing digital é uma sigla para a métrica de desempenho “Custo por Mil Impressões”, ou seja, quanto será investido em anúncios a cada mil impressões.
· -CPC – Custo por Clique
É uma sigla para a métrica de desempenho “Custo por Clique”, que é o valor médio pago por um clique em anúncio patrocinado.
· CPV – Custo por Visita
É o valor investido em anúncios dividido pelas visitas. Uma visita é um acesso de um usuário ao site, blog ou loja online, para qualquer origem de tráfego: orgânico, referência, pago, entre outros.
· CPL – Custo por Lead
É uma sigla para a métrica de desempenho “Custo por Lead”, que é o valor que as campanhas estão pagando por cada lead adquirido.
· CPA – Custo por Aquisição ou Venda
Custo por Aquisição é uma métrica de desempenho referente ao custo médio por venda ou transação.
· ROAS – Retorno sobre Gasto com Anúncios
É um termo em inglês que quer dizer “Return on advertising spend”, que significa “retorno sobre gasto com publicidade”.
· ROI – Retorno sobre Investimento
ROI no marketing digital é a sigla para “Return on investment”, que quer dizer “Retorno sobre o Investimento”, é a relação entre o dinheiro ganho e o que foi investido em seus esforços de marketing.
· CTR – Click Thorugh Rate
CTR significa Click Through Rate que em português é taxa de cliques. Essa métrica é importante para a avaliação do desempenho de um anúncio. Para calculá-la, basta dividir o número de cliques de um anúncio pelo seu número de visualizações.
· KPI – Key Performance Indicator
Quer dizer “Indicador-chave de Performance”, são ferramentas de gestão para verificação do nível de desempenho ou de sucesso de algo, como por exemplo uma campanha.
· Tag de Monitoramento
É um código inserido no site para monitorar a audiência.
· Lead
São os visitantes do seu site que preenchem dados para receber de você, por meio de e-mail, notícias ou ofertas. Leads são visitantes que se interessaram em algum conteúdo disponibilizado, e por isso disponibilizaram seus dados para obterem algo.
Esperamos que com este post tenhamos esclarecidos algumas de suas dúvidas. Venha tomar um café conosco aqui na Bruc, para que possamos alinhar uma estratégia assertiva para sua empresa.
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